top of page

As 5 principais contraindicações à Cirurgia Bariátrica

Atualizado: 31 de out. de 2020


Você sabe quais são? Bom, eu discuti as principais indicações da Cirurgia Bariátrica e como preparar os pacientes para o procedimento em outro post. Porém, nem todos os pacientes que se encaixam nas indicações podem, de fato, ser operados. Veja os principais motivos de não se operar um paciente bariátrico:


1. Limitação Cognitiva sem Suporte Familiar

Uma das condições necessárias para a cirurgia é a plena consciência do problema da obesidade e a capacidade cognitiva de se ater ao tratamento. Pacientes que por algum motivo tenham um défict cognitivo significativo devem apresentar uma estrutura de suporte familiar adequada para o transcorrer de todo o tratamento, que costuma ser longo e rigoroso. Sem esse suporte, pacientes com déficit cognitivo apresentam risco elevado de complicações.


2. Transtorno Psiquiátrico

Pacientes com distúrbio psiquiátrico não controlado ou com uso abusivo de substâncias como álcool e drogas, não devem ser submetidos ao tratamento, uma vez que pode haver complicações e até agravamento da condição de base pós-cirurgia. Aqueles pacientes com distúrbios psiquiátricos graves controlados não configuram contrainicação absoluta ao tratamento.

3. Comorbidade grave

Pacientes com comorbidades graves ou de difícil controle e que aumentam muito o risco cirúrgico, como doenças cardíacas ou pulmonares, não devem ser submetidos ao tratamento, uma vez que o risco, nesses casos, suplanta o benefício da cirurgia.


4. Doenças do Trato Gastrointestinal

A cirurgia não deve ser realizada naqueles pacientes com estágios avançados de hepatopatia associados a hipertensão portal e varizes esofagogástricas, ou com doenças inflamatórias ou imunológicas que aumentem muito o risco cirúrgico de sangramento e de complicações.


5. Distúrbios endócrinos

Uma vez que a cirurgia bariátrica resulta em alterações metabólicas importantes, pacientes com síndrome de Cushing secundária a hiperplasia da glândula supra-renal ou com tumores endócrinos não devem ser submetidos ao tratamento cirúrgico antes do controle adequado dessas condições.


Referências:


Nicola Di Lorenzo, Stavros A Antoniou , Rachel L Batterham , Luca Busetto , Daniela Godoroja et al. Clinical Practice Guidelines of the European Association for Endoscopic Surgery (EAES) on Bariatric Surgery: Update 2020 Endorsed by IFSO-EC, EASO and ESPCOP. Surg Endosc. 2020 Jun;34(6):2332-2358.

Ministério da Saúde Portaria n 425/ 2013 e portaria n 62/ 2017.

Ministério da Saúde Portaria n 424, de 19 de Marco de 2013.

Conselho Federal de Medicina. Resoluções no. 2.132/2015 e no. 2.172/2017

Consenso Brasileiro Multissocietário em Cirurgia da Obesidade. VIII Congresso de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Salvador, BA. 2006



Sobre o autor:


O Dr Adriano Pflug tem Doutorado pela FMUSP em Ensino Médico além de participar diariamente do desenvolvimento de médicos residentes e estudantes de medicina na Faculdade de Medicina da USP.


1.122 visualizações1 comentário

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Apr 16
Rated 5 out of 5 stars.

Objetivo e bem embasado. Obrigado!

Like
bottom of page