Você pode "ouvir" o conteúdo deste artigo na íntegra!
As hérnias de deslizamento ocorrem quando órgãos compõem uma das paredes do saco herniário. São raras, ocorrendo em 6-8% dos casos de hérnia inguinal eletiva. Quando ocorrem à esquerda, frequentemente contem o cólon sigmóide (Figura 1); do lado direito podem conter o apêndice cecal ou o próprio ceco. A bexiga pode herniar tanto à esquerda quanto à direita.
Figura 1. Cólon sigmoide presente em uma hérnia inguinal
esquerda de deslizamento (fonte: Komorowski et al. Int J Surg 2012
Há três tipos de hérnia de deslizamento de acordo com a Classificação de Bendavid:
Tipo 1: a parede da víscera retroperitoneal compõe uma parte do saco herniário
Tipo 2: o mesentério da víscera retroperitoneal compõe uma parte do saco herniário
Tipo 3: quando a víscera está herniada porém sem contato com o saco herniário. Este é o tipo mais raro, e ocorre em menos de 0,1% dos casos.
O diagnóstico pode ser antes da cirurgia ou no intraoperatório. Esse tipo de hérnia está presente principalmente em pacientes idosos, masculinos, com hérnias volumosas e com sintomas há anos.
Como garantir uma cirurgia segura?
Diagnóstico pré-operatório;
Identificação adequada da víscera herniada;
Dissecção das aderências locais permitindo o retorno da víscera ao espaço retroperitoneal;
O tratamento é feito, geralmente, pela técnica de Lichtenstein, que envolve a colocação de uma tela para reforço da parede abdominal, reduzindo o risco de recorrência.
Sempre suspeitar de hérnia inguinal por deslizamento em pacientes idosos, masculinos, com hérnias volumosas e com sintomas há vários anos.
Referências:
Weyhe D, Tabriz N, Sahlmann B, Uslar V. Risk Factors for Perioperative Complications in Inguinal Hernia Repair - A Systematic Review. Innov Surg Sci 2017 25;2(2):47-52
Lalchandani P, Moazzez A. A Not-So-Simple Groin Mass. JAMA Surg. 2019;154(2):174–175.
Komorowski AL, Moran-Rodriguez J, Kazi R, Wysocki WM. Sliding inguinal hernias. Int J Surg. 2012;10(4):206–8.
Sobre o Autor:
o Dr Carlos Augusto Menegozzo tem experiência com as patologias do aparelho digestivo e com emergências cirúrgicas, além de participar ativamente do treinamento de com residentes e de estudantes de Medicina em São Paulo.
Commentaires