Métodos para avaliar o pneumotórax
A avaliação do paciente com trauma torácico frequentemente é realizada com base em exame físico e radiografias de tórax. Pacientes estáveis podem ser avaliados com tomografia computadorizada, atualmente o método padrão-ouro para avaliação do paciente traumatizado. A incorporação da Ultrassonografia Point of Care pelo Cirurgião e pelo Emergencista possibilitou um diagnóstico mais rápido e mais preciso dessa condição.
O protocolo mais utilizado para esse fim é o Extended-FAST (e-FAST), cujas janelas avaliam a presença de liquido livre intraperitoneal, liquido no pericárdio, pneumotórax e hemotórax. A avaliação do pneumotórax é feita por uma janela paraesternal apical pulmonar, pois o ar tende a se acumular na porção anterior do tórax do paciente em posição supina.
Quer saber tudo sobre Drenagem de Tórax?
Acesse agora nosso curso:
Novas Evidências sobre o pneumotórax
No ano passado foi publicado um estudo por Hefny et al. na revista World Journal of Emergency Surgery avaliando mais de 700 tomografias de tórax de pacientes vítimas de trauma. Dessas cerca de 10% identificaram pneumotórax uni ou bilateral. Através de uma análise volumétrica, os autores observaram que grande parte dos pneumotórax menores que 500ml localizavam-se na região paraesternal (entre o esterno e alinha hemiclavicular), entre o 6o. espaço intercostal e a porção mais inferior do tórax. Esse estudo, apesar de não ter avaliado os pacientes com imagens ultrassonográficas, demonstra que a avaliação de pneumotórax através de uma janela única apical pode deixar passar casos casos positivos. Eles recomendam uma varredura de toda região paraesternal com o objetivo de reduzir os exames falso-negativos. Nosso grupo de Ultrassonografia Point of Care aplicada à Cirurgia da Disciplina de Cirurgia Geral e Trauma do HCFMUSP já adotou essa abordagem com o intuito de estudar os resultados da comparação entre ultrassom e tomografia nesses pacientes.
#pneumotorax #trauma #cirurgiageral #cirurgiadotrauma #cirurgiadeemergencia #pocus #ultrassom #ultrassonografia
Sobre o Autor:
o Dr Carlos Augusto Menegozzo tem experiência com as patologias do aparelho digestivo e com emergências cirúrgicas, além de participar ativamente do treinamento de com residentes e de estudantes de Medicina em São Paulo.
Comments